Sunday, October 23, 2016

Acho que de um modo geral, ainda não compartilhei o que me fez ter tanto interesse em línguas e porque me tornei professor. Pode se dizer que vem de meus interesses em cultura ou viagens, e ambos estariam corretos, mas essa não é toda a verdade. Apenas parte dela.

Comecei a me interessar por idiomas, principalmente inglês, aos 13 anos. Meu pai tinha comprado um dicionário de inglês para minha irmã, mas ela não se importou com ele. Então, peguei o dicionário e encontrei muitas coisas incríveis nele. A partir daí, eu me interessei por idiomas.

Desde muito cedo compreendi que a maior riqueza do homem é o conhecimento. Assim, passei a entender que a integralidade do homem, como cidadão pleno, só se concretizará através da educação.

Ainda muito jovem, no processo de formação, não tinha muita consciência do papel do professor na sociedade. No entanto, aos poucos fui percebendo exatamente qual é o nosso papel no mundo. Percebi que, além de mediar o conhecimento, a interação e oportunizar a troca de experiências entre os alunos, preparamos pessoas que serão atores na transformação contínua da sociedade. Uma sociedade justa, sem qualquer indiferença, e mais humana, onde todos os indivíduos tenham as mesmas oportunidades e os mesmos direitos. É claro que tal condição não é possível sem que todos tenham acesso ao conhecimento.

Na sala de aula ocorre uma aprendizagem significativa onde alunos e professores, em situações de interação entre si e com o conhecimento, se transformam para transformar a sociedade.

Friday, September 23, 2016

WHY THE JAPANESE LANGUAGE


Quando as pessoas me perguntam por que eu aprendi japonês, às vezes eles acham que foi porque eu gosto de mangás e animes. Desculpe desapontá-los, mas a resposta é não. Eu era um nerd em idiomas nos meus dias de ensino médio, sempre gostei de conhecer um pouco das culturas de outros países, daí surgiu a vontade de aprender a língua Japonesa, principalmente por que sou fascinado pela escrita deles, uma escrita através de caracteres.



Thursday, September 22, 2016

THE KILC SCHOOL IN TOKYO - JAPAN


The KILC Japanese Language school has very capable teachers who really care about their students. My Japanese language experience was very positive, and I feel that I have sufficient conversational skills and cultural knowledge to effectively use the language in real-life situations. I have made many native Japanese friends through learning the language, and I credit this to my teachers at KILC.